segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terra do sol nascente

Aproveitando a vitória do Santos na Libertadores, fui para o Japão com a minha família ver o Mundial de clubes da Fifa (vencido pelo Barcelona), agora em Dezembro. Fiquei lá por dez dias, o suficiente para conhecer as três cidades que já foram/são capitais do Japão: Nara, Kioto e Tóquio, além das cidades dos jogos - Toyota e Yokohama.
Quando você se dá conta de que está do outro lado do mundo, tem a sensação de que todas as barreiras já estão quebradas, todos os lugares são alcançáveis! Claro, enfrentamos algumas dificuldades, como a língua ser completamente diferente (Arigatô e Konichwa resumem muito bem meu vocabulário em japonês kk) - E só uma pequeníssima parcela da população saber falar inglês -a moeda (o Yen) ser realmente diferente: um Real equivale a 50 Yens, mas uma garrafa de água custa em torno de 100 Yens... demora um pouco para se acostumar- e o fuso horário de 12 horas que te deixa meio tonto no início. Mas tudo isso vale a pena: o Japão é um país maravilhoso, pelas suas paisagens naturais e construções, antigas em contraste com as modernas; pelo seu povo extremamente educado, pontual, organizado e prestativo;comida um tanto... exótica (digamos que sorvete de feijão não está na lista dos meus pratos preferidos); e pela sua  pelas suas singulares características, como máquinas de bebidas no meio das ruas (tipo aquelas de refri, mas com muito mais variedades: chá, café, hot chocolat, sucos) e assentos aquecidos. Uma dica legal para conhecer o país é comprar o passe de trem, o Japan Rail Pass (JR), que te leva para todos os lados e você não precisa ficar pagando.

E falando de moda, o estilo das japonesas é super legal! Lá elas usam muito saias pregadas com meia calça e coturno ou salto. Também abusam da combinação saia de tule + moletom, dando um contraste super legal!

A cidade que eu mais gostei sem dúvidas foi Tóquio. Por ser uma cidades GIGAAANTE e eu ter ficado só três dias, me deixou com aquele gostinho de quero mais! Fui no Shibuya, Shinjuku, Ginza, Parque Imperial, Tokyo Station, Museu de História Natural (mais legal do que o de Nova York!), Ueno Park...São muitos bairros, muitas lojas, muitas coisas pra ver!

Outro lugar que me chamou muita atenção foi Nara. O lugar é maravilhoso, o mais bonito que eu já fui na vida. Por ser fim de outono, as árvores estavam com uma coloração maravilhosa. A primeira Capital japonesa é agora uma cidade pequena, mas com um templo considerado Patrimônio da humanidade, com um Buda de 16 m. Nas ruas e no parque que circundam o templo tem vários veados, dando pra fazer carinho e dar comida (e rendendo fotos inesquecíveis).

E Kyoto não deixa de ser um lugar para conhecer! Com vários templos e museus, tem um grande significado histórico para o país. Para compras, adorei as galerias cheias de lojinhas e restaurantes... E é claro, a rua principal, repleta de grandes lojas de departamentos e redes de fast food internacionais. Fiquei hospedada em um Ryukan, isto é, um hotel tradicional... Você dorme no chão, tem uma mesa de chá, casa de banho... Não diria que é imperdível, mas rendeu uma boa guerra de travesseiros!

Falando em gastronomia... Gosto mais da comida japonesa do Brasil do que a do próprio Japão! Comi em restaurantes com a comida de lá tres vezes: uma, os conhecidos sushi, sashimi e sopa de misushiro. Na outra, comida parecida com a nossa do dia a dia: arroz, salada e bife. E a mais diferente se chama Chab-chab. Uma espécie de panela dividida ao meio, fervendo, metade de água, metade de água com shoyu é colocada em sua mesa, junto com bandeja de bacons e parrillas (pelo menos achamos que era isso) para molhar na panela, instantaneamente cozinhando. Comemos isso em Toyota, no dia do jogo. Para quem gosta de experimentar coisas novas, vale a pena! Não saiu caro e era estilo coma o quanto puder. Também tem restaurantes italianos, pizzarias e, é claro, as conhecidas redes de fast food, tipo Friday's, Starbucks e Mc Donalds. Pena que não dá pra se jogar nos supermercados e fazer a festa! Você até pode tentar fazer isso, mas vai correr o risco de provar feijão fermentado, bolachinhas de querosene, picolé de beterraba, KitKat de wasabi e por aí vai...

E por fim, compras!
Tem muitas lojas conhecidas, principalmente em Tokyo, como Zara, Gap, Topshop, H&M, Forever XXI, e as grifes, Ralph Lauren, Prada, Chanel, Dolcci & Gabbana, entre outras... Fui no Shibuya 109, no bairro de Shibuya, em Tokyo. No livro "Elixir", da Hillary Duff, as personagens tem que ir lá, e dizem ser um shopping super descolado. Esperava mais, achei todas as lojas muito parecidas, mas comprei um shorts jeans com umas pérolas bordadas simplesmente lindoooo - mas não muito barato! Em Kyoto, gostei bastante das galerias. Não sei o nome, porque era tudo em japonês, mas uma dessas lojinhas era tudo de bom, com roupas legais e um preço razoável!

Fotos:




Veados em Nara: já com a saia japonesa!

Ônibus que levaria o time do Santos ao estádio de Yokohama

Monte Fuji: o cartão postal do país do sol nascente

Casa e carro típicos

Em um templo em Kyoto

Parque em Kyoto

Culinária Japonesa


Buda de 16m em Nara

Com as japas! Paz e amor!

Templo em Nara

Minha irmã em Nara

O veado nos dando adeus!

Estádio de Toyota


Gueixas

Tokyo, próximo ao palácio imperial!

Bairro Ginza, em Tokyo



次の投稿まで

Nenhum comentário:

Postar um comentário